sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Alimentação na Gestação



 
 
 
Para que se tenha uma gestação saudável, é importante adotar uma alimentação equilibrada, com todos os grupos alimentares presentes para a saúde da mãe e do bebê. Mulheres grávidas não devem comer por dois, o ganho de peso ideal na gestação é entre 9 e 12 Kg. Recomenda-se o aumento no consumo de alimentos ricos em proteínas, ferro, cálcio, e ácido fólico. Os alimentos que devem ser evitados na gestação são: alimentos industrializados que possuem conservantes e corantes, gorduras, açúcar, bem como a cafeína.
 
 
 

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS:
 
- Fazer no mínimo 5 refeições ao longo do dia;
- Aumentar o consumo de leite e derivados: queijos brancos, iogurtes, coalhadas, etc;
- Consumir carnes magras, peixes, frango de preferência cozidas, assadas ou grelhadas;
- Evite carne bovina malpassada ou crua (como carpaccio e kibe cru);
- Diminuir o consumo de doces e refrigerantes, substituindo por frutas ou suco de frutas;
- Controlar a adição de sal nos alimentos;
- Controlar o consumo de gorduras: frituras, maionese, manteiga, chantilly, creme de leite, nata, etc.;
- Legumes e verduras são bem vindos à dieta, mas certifique-se de que foram bem higienizados;
- Ingerir uma fonte de vitamina C ao dia: laranja, limão, caju, acerola, tangerina, pois ajudam na absorção de ferro;
- Consumir pelo menos uma vez ao dia uma leguminosa: feijão, lentilha, grão de bico ou ervilhas;
- Beber bastante líquido, de preferência água;
- Aumentar a ingestão de fibras para o bom funcionamento intestinal;
- Utilizar mais temperos naturais como: alho, cebola, salsa, orégano, hortelã, coentro, manjericão, limão, entre outros, evitando produtos industrializados;
- Chás mate, preto e verde, café e refrigerantes a base de cola (cafeína) prejudicam a absorção de ferro e cálcio e devem ser evitados;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas (pois afetam o desenvolvimento do feto).
 

 
 

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