segunda-feira, 11 de maio de 2015

TAPIOCA


 

A TAPIOCA, também conhecida por beiju, é um alimento proveniente da fécula da mandioca (polvilho doce), uma farinha refinada e com alto índice glicêmico. Seu consumo vem aumentando no Brasil e muitas pessoas tem trocado o pão pela tapioca, pelo modismo, já que ela não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten. Mas é preciso ter cuidado pois ela tem um alto valor calórico por ser um carboidrato puro e pobre em nutrientes.
Saiba mais sobre a tapioca e tire suas dúvidas em relação ao seu consumo:
VANTAGENS:
ØÉ de fácil digestão;
ØÉ uma opção prática e rápida para refeições como café da manhã e lanches;
ØQuando adicionamos à tapioca outros ingredientes como: ovo (rico em proteínas), chia, linhaça, gergelim (ricos em fibras que ajudam a diminuir o índice glicêmico) tornamos uma opção mais saudável.
ØÉ um ótimo substituto para quem tem alergia ou intolerância ao glúten.
DESVANTAGENS:
ØÉ um alimento de alto índice glicêmico, de forma geral não é indicado para dietas de emagrecimento e indivíduos com diabetes.
ØO pão integral tem menos carboidratos que a tapioca, podendo ser utilizado em dietas para perda de peso e ainda contém muito mais fibras e vitaminas do complexo B;
ØÉ preciso ter cuidado com os recheios da tapioca, adicionar margarina/manteiga, vai torná-la mais calórica e com maior teor de gordura, que pode ser prejudicial à saúde.



 
 
 


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