segunda-feira, 4 de maio de 2015

Culinária Japonesa




A comida japonesa é saudável (peixes e legumes), mas é preciso cuidado com as frituras e o sódio (molho shoyu) !!!
 
A CULINÁRIA TRADICIONAL JAPONESA é dominada pelo arroz branco (hakumai). Qualquer outro prato servido durante uma refeição - peixe, carne, legumes, conservas - é considerado como um acompanhamento, conhecido como okazu. É utilizado um tipo de talher diferente, denominado hashi, originário da China que consiste em dois pequenos bastões de madeira, plástico ou metal.
Os pratos tradicionais japoneses são preparados à base de arroz, sopa de misso (pasta de soja), peixe ou carne, acompanhados de tsukemono (picles). Os temperos mais comuns na cozinha japonesa são o shoyu (molho de soja), o wasabi (raiz forte), o misso (pasta de soja), o karashi (mostarda), mirin e sake (bebida alcoólica a base de arroz) e dashi (caldo de peixe ou carne).

PRATOS TÍPICOS DA CULINÁRIA JAPONESA:

SUSHI: Bolinhos de arroz temperados com vinagre e coberto por uma fatia de peixe cru, misturados com algas ou frutos do mar. Dependendo do formato, recheio e modo preparo recebem diversas denominações. Pode ser moldado com a mão ou enrolado.

SASHIMI: Fatias finas de peixes ou de frutos do mar crus. Além de inúmeras opções de peixes usados para fazer o sashimi, existem ainda variações de corte. Os retangulares e mais grossos geralmente são feitos em carnes macias; cortes diagonais em peixes estreitos; e os finíssimos são perfeitos para as carnes mais firmes. Podemos usar tanto peixes de água salgada (do mar) como as de água doce (dos rios ou lagos). Existem sashimis de polvo, lula, camarão, salmão, atum etc. Normalmente temperadas com shoyu e uma pequena porção e wassabi (raiz forte) que além de temperar tem a função bactericida.

TEMAKI: é o cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino. O nome quer dizer "enrolado na mão" (Te = mão). A alga marinha do temaki tem que estar bem sequinha e crocante. MISSOSHIRO: Sopa de peixe à base de soja. Bastante conhecida no Brasil e praticamente indispensável na refeição japonesa, é saboreada numa cumbuca chamada ochawan. Pode ser servida no café da manhã.

AGEMONO (FRITURAS)

KARAAGE - Fritos de carne ao estilo japonês, geralmente carne de galinha condimentada com molho de soja. É apreciada e consumida pelos japoneses durante todo o ano. Consiste em pequenos pedaços de carne previamente marinados em molho de soja, alho e gengibre e posteriormente fritos em bastante óleo e acompanhados por um gomo de limão ou maionese.

KOROKKE (croquete) - bolas de puré de batata recheadas com vegetais cremosos, frutos do mar ou carnes e depois fritas.

KUSHIAGE - carne fritas em espeto.

TEMPURÁ - Empanado frito de legumes, carnes ou frutos do mar. Pode ser feito com vários tipos de peixes, moluscos e vegetais que são envolvidos por uma fina camada de massa e fritos em muito óleo quente. É um dos pratos mais populares no Japão e aqui mesmo, no Brasil. A massa, ou koromô, é feita de farinha, gemas de ovo e água. Os ingredientes são mergulhados na massa. Depois é frito em óleo vegetal.

TONKATSU - costeleta da carne de porco panado frita(versão com galinha chamada de chicken katsu).

DONBURI - tigela de arroz com carne, peixe, vegetais ou outros ingredientes.

KATSUDON - costeleta de porco empanada (tonkatsudon), frango (chicken-katsudon) ou peixe (e.g., magurodon).

OYAKODON - (Pai e Criança) Normalmente frango e ovo mas algumas vezes salmão e ovas de salmão.

GYŪDON - tigela de arroz com lascas de carne de vaca temperada.

YAKIMONO (GRELHADOS)

GYOZA:  tradicionais pastéis da culinária japonesa recheados com carne de porco temperada ou carne de frango com legumes que apresentam formato característico e são servidos cozidos no vapor ou cozidos e levemente assados em óleo na hora de servir.

HAMACHI KAMA - osso da bochecha , maxilar e cauda de atum amarela grelhada.

KUSHIYAKI - Espetadas de carne e vegetais.

OKONOMIYAKI - bolos fritos passados por polme com saborosas coberturas .

OMU-RAISU - I.E. "omelete de arroz", sanduíche de arroz frito com aroma de ketchup com uma leve cobertura de ovo batido ou coberta com uma omelete de ovo.

OMU-SOBA - uma omolete com yakisoba como seu recheio.

TAKOYAKI - um bolinho espiral passado no polme e frito com um pedaço de polvo dentro.

TERIYAKI - carne, peixe frango ou vegetais abrilhantados com molho de soja doce grelhado, panado.

UNAGI, incluindo kabayaki - enguia grelhada e aromatizada.

YAKINIKU - carne grelhada numa espécie de chapa, ou simplesmente churrasco.

YAKISOBAé uma variação de macarrão semi-frito na chapa, servido com legumes e molho  shoyu. Costuma ser preparado também com carnes e frutos do mar.

YAKITORI - espetadas de frango.
 




Sushi para as crianças!!!!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário