segunda-feira, 6 de abril de 2015

Carne Suína





A CARNE DE PORCO ou CARNE SUÍNA é todo tipo de carne obtida a partir do porco doméstico. É fonte de proteínas e rica em vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B1 (tiamina), que está relacionada à assimilação dos carboidratos e contribui para o sistema nervoso e neuromuscular, pois participa da transmissão dos impulsos nervosos e atua como bloqueador dos canais de potássio em células nervosas (contração muscular). Possui selênio (antioxidante), zinco (defesa do organismo) e mais ferro (formação dos glóbulos vermelhos) do que a carne de frango.

A carne de porco pode ser encontrada em diversos cortes, o que contribui para diversificar as formas de preparo.

CABEÇA: Parcialmente desossada, pode ser preparada na forma de assado, com recheio ou cozida. É usada pela indústria de alimentos para fazer salsicha e outro frios.

COPA: Geralmente consumida em bifes ou moída.

PALETA: Um pouco dura, mas saborosa. Usada para assados e churrascos.

LOMBO: Carne nobre e saborosa. Assado, grelhado, medalhão, escalope

FILÉ MIGNON: Este corte se presta exatamente às mesmas funções gastronômicas do seu similar bovino; custa, em média, a metade do preço. Seu baixo índice de gordura superficial torna o produto mais atrativo.

COSTELA: Frita ou Assada.

PERNIL: uma das melhores partes do porco. Excelente para assados.

BARRIGA: Usada no preparo de carnes temperadas, embutidos e em conserva. 

PERNA DIANTEIRA: com ou sem osso, pode ser usada em assados ou cozidas.

TOUCINHO: Gordura fresca de porco. Muito usado na culinária do interior do Brasil, principalmente na cozinha mineira.

BACON: Toucinho defumado, fatiado ou em partes. De sabor forte e marcante, é muito utilizado para dar gosto a muitos pratos, ou até mesmo envolvendo maravilhosos medalhões de outras carnes.

PÉS, ORELHAS, FOCINHO E RABO: apuram o sabor de determinados pratos, como a feijoada, por exemplo. Normalmente encontra-se já salgados. A geleia concentrada feita dos mesmos é extensamente usada para confecção de caldos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário