segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Açúcar








AÇÚCAR LIGHT: Combinação de açúcar refinado e um ou mais tipos de adoçantes (edulcorante) com um poder de adoçar de duas a cinco vezes mais que o açúcar comum. Então seu poder de adoçar é maior, sendo utilizado em menos quantidade. Possui valor calórico inferior aos outros tipos de açúcares.

AÇÚCAR REFINADO/BRANCO: É obtido a partir da purificação do açúcar cristal, em seu processo de refinamento é adicionado aditivos químicos como enxofre, e perde todas vitaminas e minerais, ficam apenas as calorias. Pode ser usados em todos os tipos de receitas. 

AÇÚCAR CRISTAL: No processo da obtenção do açúcar, o caldo de cana passa por vários etapas (purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem), passa por refinamento leve por isso ficam os cristais grandes, e retira 90% dos sais minerais. Pode ser encontrado também em cubos. É o mais difícil de ser diluído em água. A partir dele obtêm-se outros tipos de açúcar como o refinado e de confeiteiro. Indicado para compotas, geleias, adoçar bebidas, bolos e sobremesas.

AÇÚCAR DE CONFEITEIRO: Seus cristais são finos que parecem talco, permite uma excelente mistura. Em seu processo de refinamento são adicionados aditivos químicos para evitar que os micro cristais se juntem novamente. Indicado para o preparo de chantilly, cobertura e glacês.

AÇÚCAR DEMERARA: É um tipo de açúcar cristal, mas não recebe o processo de branqueamento, por isso é mais escuro, passa por um refinamento leve, sendo também isentos de aditivos químicos, seus valores nutricionais são iguais ao açúcar mascavo com maior concentração de sacarose. Indicado para adoçar bebidas e preparar receitas. Opção interessante por ser um açúcar mais natural.

AÇÚCAR ORGÂNICO CRISTAL: É semelhante ao açúcar cristal. Na obtenção deste açúcar não é utilizado nenhum aditivo artificial, e a cana é cultivada de forma orgânica, apresentando valor nutricional semelhante ao demerara. Encontrado na versão cristal e dourado (demerara). Indicado para adoçar bebidas e preparar receitas. Opção interessante por ser um açúcar mais natural.

AÇÚCAR MASCAVO: Não passa pelo processo de refinamento, então não perdeu o melaço da cana que contem boas quantidades de cálcio, ferro, potássio e magnésio. Sua coloração é bem escura. Tem um gosto mais forte e interfere no sabor dos alimentos Pode ser utilizado no preparo de bolos e tortas. É tão calórico quanto o açúcar branco, mas mais saudável por preserva r os nutrientes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário