terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Lancheira Saudável


Volta às Aulas!!!
Vamos ver como montar uma Lancheira Saudável para as crianças sem abrir mão do sabor.

O Lanche Escolar deve ser saudável e variado, buscando o equilíbrio entre os nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais).


Dicas Importantes

  • Nos sanduíches acrescente verduras ou legumes como: alface, tomate, cenoura ou beterraba crua raladas, assim as crianças terão um aporte maior de vitaminas e minerais. Dê preferência o pão integral que é rico em fibras.

  • Bolos simples sem cobertura e recheio também é uma boa opção para o lanche (laranja, banana, cenoura, aveia, milho...)

  • Cuidado com lanches que vão queijo, frios, requeijão, iogurte e produtos lácteos, pois estes necessitam de refrigeração. A geleia de fruta, o mel e o queijo polenguinho são boas opções para passar no pão e não necessitam de refrigeração.

  • Orientar a criança de quando ela for consumir alimentos na cantina, escolher os salgados assados e evitar as massas folhadas e salgados fritos. O pão de queijo, o pastel de forno e a esfiha são boas opções.

  • Evite ao máximo os embutidos, principalmente os mais gordurosos como salame, mortadela, salsicha e presunto. Além de possuírem muita gordura, são alimentos ricos em sódio.

  • Varie os alimentos para evitar a monotonia. 


O QUE NÃO DEVE ENTRAR NA LANCHEIRA:
Salgadinhos de pacote, embutidos, refrigerante, bolachas recheadas, balas, chocolates, bolos com recheio ou cremes e frituras.











 
OPÇÃO 13 torradinhas integrais com geleia de frutas + 1 caixinha de suco de soja com sabor + 1 maçã

OPÇÃO 25 cookies integrais + Leite com achocolatado (garrafinha térmica) + 1 banana

OPÇÃO 3 – Sanduíche de pão de forma integral com queijo processado (que não necessita refrigeração) +  Suco de Laranja Natural (garrafinha térmica)

OPÇÃO 4 – 1 barrinha de cereais +  1 garrafinha de bebida láctea ou iogurte + Salada de Frutas

OPÇÃO 5 – 3 bisnaguinhas integrais  com mel + 1 garrafinha de leite fermentado + 1 pera

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