domingo, 22 de setembro de 2013

É Primavera!!!

Chegou a Primavera, estação mais colorida do ano, a estação das flores.









Flores Comestíveis



A Primavera se aproxima e ares mais quentes e alegres ditam o tom da estação. É a estação das flores  que traz com ela todo o seu colorido!!!

Usar flores na  alimentação pode ser uma boa forma de adicionar cor, sabor e criatividade aos pratos. Muitas culturas usam flores em sua culinária, como flores de abóbora em comida italiana e pétalas de rosa em comida indiana. 

Mas cuidado, nem tudo são flores quando se trata de flores comestíveis, muitas delas, apesar da beleza, não podem ser ingeridas, pois algumas apresentam substâncias tóxicas ou venenosas. Além disso as  flores comestíveis devem ser cultivadas sem qualquer adição de substâncias químicas, defensivos, etc. Elas devem ser provenientes de produtores que se dedicam ao cultivo orgânico e para esta finalidade específica (a culinária). O bom mesmo é que a própria pessoa cultive suas próprias flores comestíveis.

VALOR NUTRICIONAL:


Embora as virtudes terapêuticas das flores venham a ser exploradas há muito, o seu valor nutricional não foi, até ao momento, profundamente estudado. O que se sabe é que as flores possuem algumas vitaminas e minerais e têm baixo teor calórico, cerca de 40 calorias por 100 g. Por exemplo, as rosas são ricas em vitamina C assim como o Nastúrcio. Dentes de leão são ricos em vitamina A e C e as suas folhas contém ferro, cálcio e fósforo. amor-perfeito alivia as irritações na pele, enquanto as Capuchinhas possuem propriedades digestivas. Já a flor de Borago é considerada bom expectorante das vias respiratórias. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário