segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Nutrição para o Cérebro




 Dicas de alimentos que auxiliam no bom funcionamento do cérebro e que exercem benefícios para a memória. 
Adicione esses alimentos no seu dia a dia e melhore sua atenção, concentração e aprendizado.


OVOS, FÍGADO, SOJA, GÉRMEN DE TRIGO: São uma boa fonte de colina, um aminoácido que serve de matéria prima para a acetilcolina (um neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado). A gema do ovo (130g de colina) é rica em vitaminas do complexo B, fundamentais para a facilitação da comunicação entre os neurônios. Por ser rica em colesterol, a quantidade indicada é de até 3 ovos por semana.


PEIXES: São ricos em Ácidos Graxos Ômega-3 (salmão, sardinha, atum, arenque, anchova e cavala) de ação antiinflamatória e que protegem os neurônios contra os radicais livres. Também são fonte de Vitamina D, importante para os ossos e renovação dos neurônios. 


MAÇÃ: Principal fonte de fisetina, um composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais associados a memória. Uma maçã por dia já garante a quantidade necessária de fisetina diária. O morango, laranja, kiwi, pêssego, uva, espinafre e cebola também são boas fontes de fisetina.


GRÃOS INTEGRAIS: Por serem ricos em Vitaminas do Complexo B, ácido fólico e Vitamina B6 esses alimentos colaboram para que a troca de informações entre os neurônios ocorra sem sobressaltos o que auxilia na memória. 


FRUTAS VERMELHAS: Possuem flavonóides que também possuem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória pois protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória.

VEGETAIS VERDES ESCUROS: (brócolis, couve, agrião, espinafre) ricos em antioxidantes e ferro, que ajuda a aumentar a concentração e reduzir o risco de declínios de memória relacionados com a idade.

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