quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Linhaça, Chia e Quinua

TIPOS DE LINHAÇA: Existem 2 tipos de linhaça, a DOURADA (mais clara) e a MARROM (mais escura). Não há diferença na composição nutricional, ou seja, possuem os mesmos nutrientes, porém a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, com uso de agrotóxicos e a dourada é plantada em regiões frias e cultivada de forma orgânica.
O ÓLEO DE LINHAÇA é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3
e Ômega 6. O Ômega 3 é um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios à saúde, é antioxidante e renovador celular, favorece o metabolismo da gordura e a produção de energia, regulando as funções celulares e a cicatrização dos tecidos.
Os benefícios da linhaça são potencializados quando a semente é moída ou triturada. Você pode incluir em preparações como bolos, tortas, sopas ou acrescentar em frutas, iogurtes, vitaminas, etc. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos, inclusive mulheres grávidas).
COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL (15g): 43 Kcal; Carboidratos 1g; Proteínas 2g; Gorduras totais 3g; Gorduras Saturadas e Trans 0g; Fibra alimentar 3g; Ômega-3 (58%); Ômega-6 (16 %); Sódio 7,8mg.















As sementes de chia absorverem até 10 vezes o seu peso em água, mantêm o corpo hidratado.
Pode ser adicionada a sumos e batidos, iogurtes, saladas, cereais, sopas; ou pode ainda moê-las e adicioná-las na farinha para fazer pão.
NUTRIENTES (100g): Kcal(595); Proteínas(16g); Hidratos de carbono(44g); Lipídios(31g). Rica em ômega 3, fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B.













A composição da quinoa pode variar um pouco em razão da diversidade de sementes. Pode ser utilizada em pratos doces e salgados, além do grão, a farinha e os flocos da quinoa são utilizados na culinária em mingaus, bebidas, sucos de fruta, iogurte, em sopas, cozidos e em massa de tortas, pães e biscoitos.
NUTRIENTES (100g): Kcal (335); Proteínas (15g); Carboidratos (68 g); Lipídios ( 5g); Ferro (9,5 mg); Fósforo (286 mg); Cálcio (112 mg) e Fibras (5 g). Também estão presentes na composição: as vitaminas B1, B2, B3, C e E, magnésio, potássio, zinco e manganês.






3 comentários:

  1. Olá Alessandra,

    Te conheci no Face através do link desta tua receita de panqueca, e adorei a explicação, estou fazendo Reeducação Alimentar e adorei tudo por aqui, também tenho um Blog, volto outras vezes para aprender algumas receitinhas com você...

    Agradeço a partilha...
    Feliz semana!!!
    1000 Beijokinhas

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    Respostas
    1. Seja bem vinda Miriam, que bom que gostou do blog... volte sempre!!!

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  2. Bom dia! A minha filha tem 3 aninhos.Qual qtd posso adicionar de chia, linhaça e aveia na alimentação diária dela?

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