segunda-feira, 19 de março de 2012

Páscoa chegando!!!! Chocolate e Cenoura







PORÇÕES MÉDIAS ACONSELHADAS PARA CRIANÇAS

Crianças de 2 a 4 anos 21g/semana ou 3g/dia
Crianças de 4 a 6 anos 35g/semana ou 5g/dia

OS VILÕES:

A GORDURA  E O AÇÚCAR

OS MOCINHOS:

FLAVONÓIDES: Compostos que atuam como antioxidantes, evitando a formação de radicais livres, e estão associados a diminuição de doenças cardiovasculares.

ESTIMULANTES: Cafeína e a teobromina, uma substância parecida com a cafeína que favorece a atividade mental.




CORES E SABORES

 
CHOCOLATE AO LEITE – Possui de 10-25% cacau, que inclui cacau sólido, manteiga de cacau, mais de 12% de leite e açúcar. É o tipo que contém mais carboidratos (60%). Contém boa quantidade de flavonóides. Nutrientes em 100g: 568 kcal, Cálcio 165mg, Gorduras 29g.


MEIO AMARGO – Possui de 35 – 50% cacau. Sua composição é bem diversificada, conforme a marca do chocolate, mas é comum conter bastante açúcar, a exemplo do chocolate ao leite, e gordura. No entanto, é uma opção muito boa para aqueles que não apreciam o sabor forte do amargo. Nutrientes em 100g: 562 kcal, Gorduras 30g.


AMARGOPossui de 51 – 75% cacau (sólidos de cacau e manteiga de cacau). Possui ótimas quantidades de cacau e se beneficia de todas as suas qualidades.O cacau possui propriedades que beneficiam as funções cardíacas, equilibram o colesterol bom e ruim e aliviam o estresse. Contém teobromina que melhora o humor e funciona de forma semelhante à cafeína  e também apresenta antioxidantes, que previnem doenças e o envelhecimento precoce, além de fibras.


BRANCO – Os componentes principais são: leite, manteiga de cacau e açúcar. Muitas vezes, a manteiga de cacau é quase totalmente substituída por gordura vegetal hidrogenada (a de pior qualidade biológica). Sendo assim, não traz benefícios relevantes para a saúde e deve ser consumido com bastante moderação. Possui 550 kcal em 100g, mais gordura que o chocolate preto (32g) em função da maior quantidade de manteiga de cacau na sua fórmula. É mais rico em Cálcio (296mg) e proteínas (10,8g) pois leva mais leite na fórmula.


DIET – Indicado para os diabéticos. Não contém açúcar na sua fórmula, por isso, tem menos calorias 400 kcal, mas é o campeão em gorduras (34g).

ALFARROBA - NÃO É CHOCOLATE… apesar de seu gosto e aparência serem praticamente iguais. É utilizado como substituto do cacau. Os produtos feitos com alfarroba normalmente não possuem glúten, lactose e cafeína, e são ricos em vitaminas e minerais.

CHOCOLATE DE SOJA - São produzidos com leite de soja, usualmente não contendo lactose. Os chocolates de soja com qualidade, que mantêm condições de processamento e temperatura adequadas, possuem as isoflavonas e fitoestrógenos intactos para benefício da saúde (efeito estrogênico).








   














RECEITINHA DO COELHINHO





















Nenhum comentário:

Postar um comentário