segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Aproveitamento de Alimentos - Banana





Aproveitar as cascas de frutas que normalmente vão para o lixo pode ser a melhor forma de garantir a ingestão ideal das quantidades diárias de vitaminas, sais minerais e fibras. Por isso, é necessário saber o que pode ser consumido e observar alguns cuidados com a higiene do alimento. 
A Banana é originária do sul da Ásia, Índia e Indonésia. Utilizada na culinária em todo mundo, tanto em pratos doces como salgados.

Cascas de banana: A casca da banana é rica em vitamina B5 (ácido pantotênico) uma substância fundamental na regulação dos processos de suprimento de energia do corpo e na produção de cortisona e de outros hormônios responsáveis pela saúde dos nervos e da pele. É também uma boa fonte de fibras.

Cuidados especiais: Lavar bem a casca antes de usá-la.


Cupcake de banana com a casca

 


TIPOS DE BANANAS











SCHIMIER DE BANANA 


Banana Madura – 3 unidades (500g)
Açúcar – 1 xícara (215g)
Água – 100ml

Modo de preparo: Lavar bem as bananas (com a casca). Partir em pedaços e liquidificar com a água. Juntar esta pasta com o açúcar e levar ao fogo. Deixar ferver até o ponto de geléia.



PÃO DA CASCA DE BANANA
MASSA
2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
2 e ½ colheres (sopa) de margarina
2 e ½ colheres (sopa) de açúcar
40g de fermento para pão
2 ovos
Leite suficiente para dar o ponto na massa
PARA COZIMENTO DAS CASCAS
Cascas de 10 bananas
2 colheres (sopa) de açúcar (para tirar o amargo da casca)
Água suficiente para cozinhar as cascas

Modo de preparo: Lave bem as cascas, corte em pedaços pequenos e cozinhe na água com o açúcar. Tire o excesso de água do cozimento, deixando pouca quantidade e liquidifique. Bata na batedeira ou misture à mão com os ingredientes da massa até dar o ponto. Deixe crescer por 30 minutos. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 20 minutos.











Trabalhinho







Nenhum comentário:

Postar um comentário