quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Receitas de Sopinhas para esquentar os dias frios...








Sopa de Capeletti


Ingredientes
2 coxas e 2  sobrecoxas temperadas
1 tablete de caldo de galinha
10 xícaras de chá de água
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de manteiga
3 tomates médios
500 gramas de capeletti fresco
1 colher  de chá de sal
1 colher de sopa de salsinha

Modo de Preparo: Dissolver 1 tablete  de caldo de galinha em 10 xícaras de chá de água e reservar.  Em uma panela colocar 2 colheres de sopa de óleo e 1 colher de sopa de manteiga, quando esquentar, colocar os pedaços de frango e deixar refogar.
Acrescentar 3 tomates médios maduros sem pele e sem sementes. Quando os tomates estiverem desfeitos, juntar um pouco do caldo de galinha reservado e deixar cozinhar por 1 hora aproximadamente. Retirar o frango, desfiar os pedaços tirando bem os nervos e as peles, colocar este frango em uma panelinha pequena e cobrir com um pouco de caldo. Na panela em que o frango foi cozido, colocar o restante do caldo de galinha reservado e os ossos. deixar levantar fervura, abaixar o fogo e cozinhar por 10 minutos. Coar este caldo em uma peneira fina, voltar à panela e acrescentar 500 gramas de capeletti fresco e 1 colher de chá de sal, deixar levantar fervura, cozinhar de 7 a 8 minutos aproximadamente. o capeletti deve ficar al dente.Se você quiser servir esta sopa com os pedaços de frango, esta é a hora de colocá-los.
Colocar na sopeira, mexer bem, salpicar 1 colher  de sopa de salsinha picada e servir em seguida.



Sopa Creme de Espinafre

Ingredientes
1 maço de espinafre
2 ovos
1 cebola pequena
3 colheres de sopa de farinha de trigo
3 xícaras de chá de leite desnatado
1/2 lata de creme de leite.
1 tablete de caldo de galinha
4 xícaras de chá de água
3 colheres de sopa de manteiga

Modo de Preparo:Dissolver 1 tablete de caldo de galinha ou de legumes em 4 xícaras de chá de água e reservar.  Escolher e lavar 1 maço de espinafre, colocar em uma panela grande só úmida e abafar até ficar macio, reservar. enquanto isso, cozinhar 2 ovos, retirar a casca, cortar em rodelas e reservar. Passar o espinafre para o escorredor e pressionar para retirar toda a água possível. Misturar esta água que saiu do espinafre ao caldo de galinha. Derreter 3 colheres de sopa de manteiga em uma panela grande, acrescentar 1 cebola  pequena  picada, refogar até amaciar.  Adicionar 3 colheres de sopa de farinha de trigo, mexer e cozinhar por 1 minuto, depois colocar o caldo reservado, tampar e cozinhar por 5 minutos aproximadamente.
Passar no liquidificador, e depois voltar à panela, adicionar 3 xícaras de chá de leite desnatado e levar novamente ao fogo baixo. Antes de servir, misturar 1/2 lata  de creme de leite batido (opcional), deixar um pouco para enfeitar.

                       

Sopão de Legumes

Ingredientes
½ cebola picada
1 tomate sem pele e sem semente
4 batatas picadas
2 cenouras picadas
1 abobrinha picada
1 chuchu picado
3 folhas de couve cortada bem fininha
1 espiga de milho verde
 1 tablete de caldo de legumes
3 litros de água
Tempero verde a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela e cubra com a água. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Coloque o sal a gosto e o tempero verde um pouco antes de servir.



Sopa de Couve-Flor 

Ingredientes
20 buquês de couve-flor
2 xícaras de chá de água
3 colheres de sopa de manteiga
2 cebolas médias
3 colheres de sopa de farinha de trigo
4 xícaras de chá de leite
1 ½ tablete de caldo de legumes
2 colheres de sopa de salsinha
2 colheres de sopa de cebolinha

Modo de Preparo: Lavar 20 buquês de couve-flor e colocar para cozinhar na panela de pressão com 2 xícaras de chá de água por 3 minutos. Reservar a couve-flor e a água.
Em uma panela colocar 3 colheres de sopa de manteiga, dourar 2 cebolas médias picadas, juntar 3 colheres de sopa de farinha de trigo, retirar a panela do fogo e ir colocando 4 xícaras de chá de leite aos poucos para não empelotar (o ideal é misturar o leite com um batedor), voltar a panela ao fogo e deixar ferver por 10 minutos.
Acrescentar a água reservada, a couve-flor bem picada, 1 ½ tablete de caldo de legumes, deixar ferver por 5 minutos.Por ultimo juntar 2 colheres de sopa de salsinha e 2 colheres de sopa de cebolinha picadas, desligar o fogo e esperar 10 minutos para servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário