segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Leite

O leite é um alimento de indiscutível qualidade nutricional.


Boa parte das necessidades de vitaminas, sais minerais e proteínas podem ser satisfeita quando ele faz parte do dia-a-dia da alimentação e de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento da criança
O leite materno é o alimento mais completo para a criança nos primeiros seis meses de vida e deve ser fornecido até os dois anos de idade, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), por ser fonte de proteínas de boa qualidade, de cálcio, de vitamina A e B2. Além de conter todos os nutrientes ideais para o lactente, o leite materno previne uma série de doenças, pelo seu elevado teor de anticorpos. Por volta dos seis meses de vida é iniciada a introdução de novos hábitos alimentares e o leite materno deixa de ser um alimento exclusivo. O desmame não significa o fim do uso do leite na alimentação. A partir de então, ele deixa de ser o alimento mais importante, mas continua a ocupar um lugar de destaque. Isso é devido ao seu teor em nutrientes e a variedade de opções com que ele pode ser usado na alimentação, desde um copo de leite até sofisticados pratos de nossa culinária.
São derivados do leite: A manteiga, o creme de leite, o requeijão, a ricota, os queijos, os iogurtes, o leite condensado, o leite em pó, etc.






Kika - De onde vem o Leite


TRABALHINHOS















2 comentários:

  1. Ei Alessandra! Minha filha está com 1 ano e 5 meses e está e esta semana começou a recusar o leite. Já tentei tirar da mamadeira e colocar na canequinha, bater com frutas, mas não tive sucesso.
    Até onde os derivados do leite podem substituí-los? O leite de soja substitui o leite em pó? Qual seria a porção de queijo e iogurte diária neste caso?

    ResponderExcluir
  2. Ei Alessandra! Minha filha está com 1 ano e 5 meses e está e esta semana começou a recusar o leite. Já tentei tirar da mamadeira e colocar na canequinha, bater com frutas, mas não tive sucesso.
    Até onde os derivados do leite podem substituí-los? O leite de soja substitui o leite em pó? Qual seria a porção de queijo e iogurte diária neste caso?

    ResponderExcluir