terça-feira, 2 de agosto de 2011

Leguminosas




LEGUMINOSAS são grãos que dão em vagem, do grupo vegetal é o alimento mais rico em proteína, possui minerais, vitaminas e gorduras.
São ricas em fibras solúveis importantes na diminuição do colesterol sanguíneo e em carboidratos que ajudam na prevenção do aumento e diminuição do açúcar no sangue.

São leguminosas os feijões, a ervilha, a lentilha, o grão de bico, o amendoim, a soja.

FEIJÕES – São muitas as variedades, é a base da alimentação brasileira, rico em proteínas, ferro, fósforo e fibras solúveis.

LENTILHA – Ótima fonte de selênio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, Vitamina B1, B6, folato e fibras solúveis. Possuem poucas calorias e não contém gorduras. São fáceis e rápidas de preparar, ficam prontas em 20 a 30 minutos.

ERVILHA – Boa fonte de proteínas, Vitamina A, C, B1 e B2, potássio e fibras como a pectina.

AMENDOIM – Rico em proteínas e Vitamina E (antioxidante que previne câncer). Rico em calorias, cada 100g oferece em média 570 calorias

SOJA – Fonte de proteína e ferro, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, zinco. Pobre em calorias e gorduras. Utilizada na prevenção de doenças do coração e algumas formas de câncer. Contém mais proteína e ferro que a carne de gado, mais cálcio que o leite e mais lecitina que os ovos. Possui todos os aminoácidos essenciais e a gordura que não eleva os níveis de colesterol (poliinsaturados). Os produtos derivados da soja e mais utilizados em nossa culinária são o óleo de soja, shoyo (molho de soja) e o to-fu (queijo de soja).










TRABALHINHO





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