quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cereais



CEREAIS são grãos que dão em espiga, possuindo um corpo farinhoso constituído de amido. São utilizados desde as mais remotas eras da civilização por serem de fácil cultivo e conservação, de alto valor calórico e de baixo custo.

Todos os alimentos deste grupo são ricos em carboidratos que fornecem uma boa quantidade de energia e são pobres em gorduras. Possuem também Vitaminas do Complexo B, ferro, cálcio e fibras.Os cereais mais usados são: o arroz, a aveia, o centeio, o milho e o trigo. Suas farinhas são muito apreciadas e utilizadas em várias preparações da nossa culinária.
 

ARROZ: O principal nutriente do arroz é o amido. Um prato de arroz combinado com o feijão (leguminosa) possui todos os aminoácidos essenciais para o crescimento e manutenção do organismo. Pode ser utilizado em diversas preparações doces e salgadas como:  arroz de leite, risotos, arroz de forno, bolinho de arroz, etc. O arroz integral é mais rico em fibras.

AVEIA: Possui vitamina E. É utilizada em flocos ou farinha pré-cozida em mingaus, sopas, biscoitos, cereais em flocos matinais, podendo ainda substituir parte da farinha de trigo na cocção do pão. O farelo de aveia tem alto teor de fibras solúveis que ajudam a baixar os níveis de colesterol.

CENTEIO: É transformado em farinha utilizada na fabricação do pão, como é preparado com o grão integral, a cor é mais escura. Aqui no Brasil geralmente a farinha de centeio é misturada a farinha de trigo.

MILHO: Valor nutritivo inferior ao do trigo, mas muito utilizado na nossa culinária. São derivados do milho, fubá, canjica, pipoca, óleo de milho, farinha de milho, polenta, xarope de milho, glucose de milho, flocos de milho, amido de milho. etc.

TRIGO: A farinha de trigo é rica em glúten, muito importante na nutrição, pois dela é feito o pão. Quanto mais glúten mais dura a massa. As massas mais duras são apropriadas para pães e pastéis, as mais moles para bolos e empadas.


 
 




 






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