terça-feira, 12 de julho de 2011

Atribuições do Nutricionista na Educação Infantil

NUTRIÇÃO ADEQUADA = MELHOR QUALIDADE DE VIDA





A Alimentação Escolar é parte integrante do processo pedagógico e para o desenvolvimento integral da criança, onde o nutricionista tem papel fundamental.
A nutrição na escola tem a finalidade de proporcionar as crianças uma alimentação saudável tendo como base à elaboração de cardápios equilibrados com a oferta de alimentos nutritivos e saborosos, considerando as necessidades específicas da faixa etária atendida. 
O ato de comer é uma necessidade básica do ser humano, mas saber se alimentar saudável e corretamente é algo que necessita de aprendizado. É nesta fase que ocorre a formação dos hábitos alimentares que levamos para toda a vida, por isso, é imprescindível a educação nutricional.
As principais atividades desenvolvidas pelo nutricionista nas escolas infantis estão relacionadas à educação e a saúde da criança:



* Promover a adequação alimentar considerando as necessidades específicas da faixa etária (cardápio).
* Supervisionar, orientar e acompanhar a Unidade de Alimentação e Nutrição, nas questões referentes à higiene do pessoal, do ambiente, dos equipamentos e utensílios, preparo e distribuição das refeições, fornecer receitas culinárias, etc. 
*  Realizar treinamento dos funcionários quando necessário.
* Promover a avaliação nutricional individual para o controle do crescimento infantil, através do gráfico de crescimento, utilizando as aferições de peso e altura coletados trimestralmente.
* Realizar a anamnese alimentar com os pais para conhecer os hábitos alimentares das crianças, preferências, aversões, alergias alimentares, etc.
* Promover programas de educação alimentar através de trabalhos educativos, jogos, brincadeiras, histórias, músicas sobre os alimentos e oficinas culinárias, mostrando a importância dos alimentos para o crescimento, desenvolvimento e na prevenção de doenças.
* Executar atendimento individualizado de pais, orientando sobre a alimentação da criança.
* Acompanhamento nutricional em casos específicos (introdução alimentar,dietas especiais – Ex: Intolerância à Lactose).
* Orientar os pais para que mantenham atualizada a ficha de saúde dos seus filhos, enviando para a escola semestralmente o xerox da carteira de vacinação e a prescrição médica do antitérmico que a criança poderá utilizar em caso de febre. Orientar os pais para que todo material individual da criança enviado para a escola esteja identificado com o nome, que as escovas de dente sejam enviadas com a capa de proteção e as madeiras com os protetores de bico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário